Para auxiliar na escolha por uma carreira profissional a seguir, o Teste Vocacional pode lhe mostrar por qual área você realmente tem interesse, fazendo com que sua escolha seja mais bem feita. O teste pode ser feito online e é grátis.

Teste Vocacional

Para auxiliar na escolha por uma carreira profissional a seguir, o Teste Vocacional pode lhe mostrar por qual área você realmente tem interesse, fazendo com que sua escolha seja mais bem feita. O teste pode ser feito online e é grátis.

Quando somos jovens geralmente não sabemos qual carreira profissional queremos seguir, muitos fatores podem influenciar nessa decisão, que pode até ser errada de primeira. O fato mais importante é o seu gosto, você tem que escolher aquilo que se sente bem fazendo, e somente depois ver coisas como influências da família e dos amigos, ou retorno financeiro.

Porém mesmo assim muitos ainda ficam na dúvida, não tendo nem ao menos uma área em mente para seguir. Algo que pode auxiliar nessa descoberta é o teste vocacional, através de respostas sobre sua personalidade e preferências, são mostradas áreas que mais se encaixam no seu perfil.

Faça abaixo um teste vocacional online grátis, basta seguir as instruções e responder as perguntas, ao final você vai saber qual a área que você mais tem tendência a dar certo.

Teste Vocacional

Instruções

  • Você vai ler atentamente todas as atividades abaixo, com letras “A” e “B”, estão aos pares.
  • Você pode marcar as duas, uma ou nenhuma resposta.
  • Vamos dividir as respostas em grupos, o número de respostas “A”, da primeira coluna , e o número de respostas “B”, da segunda coluna.
  • Faça a contagem de resposta dividindo de acordo com os blocos de afirmações.

Bloco 1

Primeira Coluna Segunda Coluna
– A – ler sobre eletricidade
– B – ler sobre física nuclear
– A – ler sobre mecânica
– B – ler sobre física quântica
– A – Observar planetas no telescópio
– B – Observar células no microscópio
– A – estudar ossos do corpo humano
– B – conhecer mecanismo de máquina
– A – ler sobre a fabricação de tintas
– B – ler sobre métodos de calcular
– A – resolver problemas matemáticos
– B – resolver problemas com objetos
– A – obter bolsa para estudar química
– B – obter bolsa p/ estudar educação
– A – Visitar um orfanato
– B – Visitar um museu de ciências
– A – Fazer o projeto de um viaduto
– B – Traduzir um romance
– A – ler obras de escritores famosos
– B – conhecer trabalhos de físicos
– A – Fazer experiência em laboratório
– B – Fazer modelagem e desenho
– A – Visitar uma galeria de arte
– B – Conhecer aparelho de laboratório

Bloco 2

Primeira Coluna Segunda Coluna
– A – Conhecer as leis da genética
– B – Conhecer como funciona o motor
– A – Estudar a composição atmosfera
– B – Estudar o DNA
– A – Visitar um laboratório biológico
– B – Visitar exposição farmacêutica
– A – Ir a laboratório de análise clínica
– B – Assistir palestra sobre imunologia
– A – Estudar respiração dos peixes
– B – Estudar c/ máquina calculadora
– A – Determinar o custo de 1 máquina
– B – Pesquisar a cura da Aids
– A – Analisar propriedades das frutas
– B – Fazer estudo sobre desemprego
– A – Estudar sobre delinquência
– B – Observar comportamento animal
– A – Ler sobre reprodução das aves
– B – Ler sobre literatura
– A – Obter uma bolsa de literatura
– B – Obter uma bolsa de biologia
– A – Fazer experiências com plantas
– B – Fazer decoração e paisagismo
– A – ler a seção variedades de jornal
– B – ler sobre importância vitamínicas

Bloco 3

Primeira Coluna Segunda Coluna
– A – Visitar um asilo de velhos
– B – Visitar uma usina nuclear
– A – Obter bolsa de estatística
– B – Obter bolsa de pedagogia
– A – Estudar o problema do menor
– B – Observar os insetos
– A – Analisar composição alimentícia
– B – Analisar causas de desemprego
– A – Fazer entrevista sobre educação
– B – Organizar e tabular pesquisas
– A – Calcular o custo de vida
– B – Estudar as condições sociais
– A – Ajudar c/ problemas de criança
– B – Ajudar famílias de migrantes
– A – Ajudar a combater a mendicância
– B – Ajudar na educação de favelados
– A – Ser voluntário programas sociais
– B – Participar de curso de redação
– A – Estudar informática
– B – Estudar métodos de erradicação
– A – ler sobre a produção de drogas
– B – ler sobre arte clássica
– A – Desenhar modelos de roupa
– B – Orientar crianças para o trânsito

Bloco 4

Primeira Coluna Segunda Coluna
– A – ler obras de romancistas
– B – ler trabalhos do Nobel de física
– A – Projetar uma estrada
– B – Recitar poemas
– A – Estudar a história da pintura
– B – Estudar a história da ciência
– A – ler sobre protozoários
– B – ler sobre poesia
– A – Pertencer a um grupo literário
– B – Pertencer a um grupo financeiro
– A – Escrever uma tese de química
– B – Escrever uma novela
– A – Aprender um idioma estrangeiro
– B – Aprender um sistema de animais
– A – Participar na recuperação social
– B – Participar de um curso de arte
– A – Fazer curso de literatura
– B – Fazer curso de gramática
– A – Estudar regras de oratória
– B – Estudar interpretação de texto
– A – Escrever uma peça teatral
– B – Trabalhar numa peça teatral
– A – Criar modelos de cartões postais
– B – Criar frases para esses cartões

Bloco 5

Primeira Coluna Segunda Coluna
– A – Visitar exposicão de escultura
– B – Conhecer um novo tipo de fax
– A – Fazer experiência de química
– B – Fazer desenho e gravura
– A – Ler sobre cinema e teatro
– B – Ler sobre avanços tecnológicos
– A – Testar resistência dos materiais
– B – Fazer decoração de ambientes
– A – Colecionar imagens e pinturas
– B – Colecionar gráficos da inflação
– A – Trabalhar com computador
– B – Desenhar móveis de uma casa
– A – Criar designs de objetos
– B – Criar campanhas de trânsito
– A – Ler sobre o efeito estufa
– B – Ler sobre a história da música
– A – Bolar nova cenografia p/ dança
– B – Bolar nova iluminação do palco
– A – Redigir um roteiro de cinema
– B – Trabalhar num filme
– A – Inventar estampa para tecido
– B – Criar histórias em quadrinhos
– A – Criar desenhos para embalagens
– B – Criar ilustrações para imprensa

Após responder todas as afirmações e marcar as que você achou correta para o seu gosto. Some os resultados, por blocos, da foram abaixo. E depois confira o gabarito.

“A” da primeira coluna + “B” da segunda coluna = “pontos”

Gabarito

0  a  3  pontos interesse pequeno
4  a  6  pontos interesse moderado
7 a 9 pontos interesse grande
10  a  12  pontos interesse muito forte
  • Bloco 1 – Preferência para o campo das ciências físicas e exatas, que abrange profissões como engenharia, física e computação por exemplo.
  • Bloco 2 – Mostra interesse pela área de saúde e biológicas, ou seja, por medicina, biologia, odontologia e etc.
  • Bloco 3 – Tem tendência para a área de humanas, como direito, psicologia, sociologia, economia e administração.
  • Bloco 4 – Exibe maior interesse por profissões ligadas ao uso e domínio da língua (oral e escrita), como publicidade, relações públicas, jornalismo, letras e etc.
  • Bloco 5 – Tem interesse por atividades artísticas, como cinema, teatro, música, arquitetura e artes plásticas.

Algumas vezes os resultados podem demonstrar interesse por mais de uma área de conhecimento. Isso não deve confundi-lo, e sim lhe auxiliar mais ainda, a combinação de áreas podem indicar algo bem específico, como por exemplo, alguém de interesse na área do bloco 1, ciências físicas, e do bloco 5, das atividades artísticas, isso pode indicar profissões que associam técnica e arte, como arquitetura.